Descrição da Atividade Dança

Dança no Monte Maior

 

A Dança no Colégio Integrado Monte Maior é uma atividade de enriquecimento curricular que pode ser frequentada, por todos os alunos, a partir dos 4/5 anos de idade, que desejem explorar a sua expressão corporal, conhecer o seu próprio corpo e as suas potencialidades.

As classes de dança são formadas por faixas etárias e a cada uma corresponde um estilo ou técnica mais específica e adequada ao grupo de alunos. Desta forma, os estilos/classes existentes são os seguintes:

 

Dança Infantil (4-5 anos)

O movimento, o jogo, a consciencialização do corpo e do espaço em que se movem, o trabalho em grupo ou individual, a capacidade de expressão e interpretação de emoções e a concentração, são alguns dos aspetos que introduzem a criança no Mundo da Dança.


Dança Criativa I (1º anos)

É a continuação do trabalho realizado na Dança infantil, introduzindo os primeiros elementos técnicos, tais como: postura, musicalidade, coordenação, formações espaciais, entre outros, criando uma dinâmica entre os aspetos técnicos e os lúdicos.


Dança Criativa II (2º ano)

Continuação do estudo dos objetivos programáticos da Dança Criativa I, introduzindo elementos técnicos mais exigentes.


Funky Jazz I (3º ano)

O casamento da dança jazz da década de 80 com o funk mais contemporâneo, o Funky Jazz é um estilo energético e moderno que realça o trabalho de coordenação, ritmo e dinâmica do movimento. São criadas coreografias com diferentes estilos musicais.


Funky Jazz II (4º ano)

Continuação do estudo dos objetivos programáticos da FUNKY JAZZ I, introduzindo elementos técnicos mais exigentes.


Fusion Dance (Dança Fusão) (2º ciclo)

Um mix de vários estilos de dança, tendo como base a exploração técnica e o trabalho coreográfico, numa abordagem precisa mas abrangente. As principais referências são: a dança criativa, o jazz, o funk e o contemporâneo.


Contemporâneo (3º ciclo)

Orientada para a descoberta de novos horizontes, nesta modalidade aborda-se diversas técnicas de dança desenvolvidas durante o século XX e explora-se novas possibilidades de movimento do século XXI. Procura-se estimular a dinâmica, assim como a criatividade, a expressividade, o ritmo e a coordenação.


Hip-Hop (2º e 3º ciclo)

O Hip – Hop nasceu nos finais da década de 70, nos Estados Unidos da América e baseia-se em dois movimentos: ação das ancas (Hip) e saltar (Hop). Mais que um estilo de música e dança, é considerado um estilo de vida.


As aulas visam promover o interesse dos alunos pela dança, como forma de arte, dar a conhecer o estilo de dança Hip-Hop e proporcionar aos alunos aulas divertidas e cheias de ritmo, onde eles poderão explorar o seu próprio estilo.

2017. Colégio Integrado Monte Maior, Loures. Todos os direitos reservados