Descrição da Atividade Judo

1 - O que é o Judo?

O Judo é uma modalidade desportiva olímpica que pode ser praticada em qualquer idade. É uma “ luta com mãos nuas “, oriunda do Japão com raízes em modalidades de luta corpo a corpo da Índia e China ( segundo lendas ) .
O início da prática em Portugal foi em 1955 , no Lisboa Ginásio Clube.
A modalidade, que inicialmente era praticada com casaco e calções, é agora praticada com casaco e calças ( kimono ). O casaco deve cruzar as duas abas e é apertado por um cinto que poderá ter várias cores, consoante o nível técnico do praticante.
De uma maneira muito sintética, podemos dizer que a prática da modalidade tem por objetivo a melhoria da condição de vida do praticante

 

2 - O Judo no Colégio...

A) No Colégio, inicialmente nos Preguiças, foi introduzida a modalidade e inscrito o “ clube “ na Federação Portuguesa de Judo no ano de 1999, tendo-se iniciado a prática com cerca de 30 alunos. Nos anos seguintes assistiu-se a uma evolução significativa, tendo neste momento, 2009, atingido cerca de 200 alunos no corrente ano.
B) São formadas classes, tendo como preocupação o nível de desenvolvimento motor dos alunos e o respetivo escalão etário.
No ensino da modalidade é tido em consideração, com as adaptações consideradas necessárias, a proposta do Conselho Técnico da Assoc. Distrital de Judo de Lisboa, no que se refere à progressão pedagógica das técnicas.
B) Desenvolve a coordenação, a flexibilidade, o equilíbrio e promove contribui para uma maior concentração, introspeção sendo também uma modalidade de grande importância para servir de base para a prática de qualquer outra modalidade.

 

3 - A etiqueta no Judo

Tratando-se de uma modalidade de combate, com confronto físico, há que ter sempre presente o respeito pelo companheiro de treino, que será sempre mútuo. Assim a boa educação e a higiene corporal são indispensáveis.


4 - O porquê da inscrição dos alunos na Associação / Federação de Judo

A evolução técnica dos alunos é reconhecida com a atribuição, pelo professor, de cintos de várias cores ( do branco ao preto ) e que mostram à classe o grau de conhecimento adquirido por cada um. Para registo destas graduações é emitida uma Licença Federativa, que funciona como o B.I. do Judoca e é válida para todos os clubes do País.

 

 

5 - O porquê das competições no Judo

As competições são organizadas pelas entidades de coordenação : Associação de Judo de Lisboa – a nível de Distrito ( existe uma por Distrito ) e Federação Portuguesa de Judo que abrange todo o Território Nacional. Estas competições são organizadas tendo em atenção o escalão etário, sexo e peso dos praticantes.

 

6 - Competição / Convívios nos escalões mais baixos

Nos escalões etários mais baixos, realizam-se convívios entre vários clubes ( convites ) organizados por estes, tendo em vista o conhecimento por parte dos alunos da realidade de outros Colégios / Clubes e algumas competições com regras simplificadas, da responsabilidade de Clubes / Associações.

 

7 - Lesões e Seguro Desportivo

Se bem que raríssimas, tem que se ter a consciência que qualquer acidente pode acontecer, tanto no vestiário , no tapete bem como no pátio do recreio ou em casa.
Para salvaguardar estas situações, as Associações / Federação exigem, para se efetuar a inscrição dos alunos nestas entidades, que os mesmos possuam um seguro de vida nos termos e no montante previsto na lei.


8 - Disponibilidade / "Sacrifícios" dos pais

As provas / convívios são normalmente realizadas ao fim de semana.
Estas provas / convívios são colocadas nos intervalos das provas oficiais, sendo a sua realização divulgada aos pais com a devida antecedência.
Existem outro tipo de provas / convívios que podem surgir por convite de outros Clubes / Colégios.
Dado tratar-se de fim de semana, Sábado ou Domingo, contamos com a boa vontade e disponibilidade / “sacrifício” dos pais ou encarregados de educação, para assegurarem a presença dos alunos nos convívios.

2017. Colégio Integrado Monte Maior, Loures. Todos os direitos reservados