Filosofia de Educação

  

Uma Escola para a Vida, um projeto de formação humanista: família, valores, educação.

                                                             

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" .

 Fernando Pessoa

Um dos maiores desafios que hoje se coloca à escola é o de ser capaz de afirmar a sua identidade e reconhecer as suas caraterísticas próprias colocando-as ao serviço das grandes finalidades educativas… Neste contexto, é urgente repensar a educação tendo em conta, por um lado, a relação comunicativa com os outros e, por outro, o conhecimento e compreensão do nosso mundo. Pretende-se também dar mais sentido ao sucesso educativo de cada aluno, não só através das competências académicas, mas dando ênfase ao ser, à capacidade de resolução de problemas e à aptidão para viver com os outros em comunidade.

 

Para nos envolvermos conscientemente num Projeto temos de o sentir e de o querer realizar no concreto. Neste sentido, cabe aos professores a tarefa de levar os alunos a crer e a sentir esta mesma necessidade de construir o seu próprio projeto de aprendizagem. No fundo, criar neles a consciência de que estamos a construir, em conjunto, o seu próprio futuro, tentando implementar-lhes a ideia de que se conseguirem adotar esta atitude perante a vida, conquistarão o que de melhor existe num processo de ensino/aprendizagem.

 

Quando a nossa sociedade se caracteriza pela transformação contínua e acelerada das estruturas sociais e económicas, sendo a investigação, a tecnologia e a comunicação os grandes contributos para este processo, somos levados a repensar a ideia de "Escola": Que escola queremos? Que contributos dar à Família e à Sociedade, absorvidas que estão por este ritmo vertiginoso de trabalho, onde as exigências profissionais são cada vez maiores e o distanciamento/rutura com os membros familiares acontecem a todo o momento?

 

Hoje, inseridos numa sociedade em permanente mudança no aspeto afetivo, económico e cultural, propomo-nos a contribuir para que o nosso Colégio desperte para a construção de uma sociedade nova, rica em valores culturais, humanos e sociais, pautando-se pela firmeza e humanidade, justiça, abertura e clareza de princípios que evitem equívocos a todos quantos o querem frequentar.

 

Somos uma estrutura viva, confiante, responsável e credível, porque sabemos que educar visa o futuro. E é desta forma que a educação deve ser perspetivada: projetando o adulto de amanhã e não apenas a criança de hoje… 

 

É este o nosso caminho, o nosso “rosto filosófico e pedagógico”!

2017. Colégio Integrado Monte Maior, Loures. Todos os direitos reservados